segunda-feira, 11 de julho de 2011

Nosso Carisma (Opus Passio Domini)

Como Moisés levantou a serpente no deserto, assim deve ser levantado o Filho do Homem, 15.para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna. 16.Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. 17.Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele.”

Hoje podemos refletir alguns pontos essenciais para nossa caminhada. Somos uma comunidade carismática, ou seja, chamados no contexto de fundamentação cristológica a fazermos experiência da vida no Espírito Santo, a cada dia, a todo instante, buscando nascer de novo. É preciso ser batizado no Espírito Santo. O nascer de novo trás como conseqüência ver o Reino de Deus. Somos uma comunidade que ama a humanidade, porque Deus ama a humanidade loucamente, apaixonadamente. Que lindo percebemos que toda a Sagrada Escritura converge, no sentido de dirigir-se, para um único ponto: o Amor Incondicional de Deus por todos os homens, “Deus é amor” (I S. João 4,16).

O santo padre Bento XVI na encíclica “Deus caritas est” compara o Amor de Deus ao amor Ágape e Eros, no sentido de ser um amor divino-humano, em Jesus Cristo, na sua paixão. Deus compreende a humanidade, sem aceitar o pecado da humanidade, mas desejando o pecador. O mais interessante é que Deus ama a todos sem distinção, aqueles que estão caídos por terem sido “picados” pela serpente do mundo, das trevas, do mal, justamente, por esses homens, existe algo que podemos chamar de saudades do amor; Deus amor tem saudades dos filhos amados que vivem a margem da vida, vivem em guerra, no combate.

Outro ponto é o Amor incondicional de Deus pelo mundo.A Obra Passio Domini é um instrumento de salvação de Deus para o homem contemporâneo, isso mesmo, um pequeno instrumento a serviço da salvação, é assim que devemos nos posicionar, como pequenos, simples mas belos instrumentos do Amor. Se nos posicionarmos assim iremos perceber que será autêntico em nós a vivência do Amor incondicional; quando sabemos que somos manuseados por Deus, e esse é Amor, tornamo-nos instrumentos de amor em Deus, esse é o segredo: sermos forjados interiormente ao deixarmo-nos manusear, conduzir pelo Amor e isso implica em morte. Morte de nossas vontades, morte de nossas imposições e achismos.

Sejamos livres para nos encontrarmos com a liberdade de Deus a fim de nunca desistirmos do caminho que o Senhor sonhou para nós, coragem, força, animo. Vem Espírito Santo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário